Poupatempo alcança 98,8% de ótimo e bom em pesquisa com usuários
28/Mar/2019A qualidade dos serviços oferecidos pelo Poupatempo alcançou 98,8% de aprovação dos usuários, segundo a pesquisa anual de satisfação realizada pela empresa P2A Gestão em Informação. Os entrevistados elogiaram principalmente o bom atendimento e o respeito ao cidadão. Para 99,5% dos entrevistados, o Programa Poupatempo é "um orgulho para São Paulo".
Foram entrevistados 7.300 cidadãos em todas as unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo entre novembro e dezembro de 2018. Para 78,8% dos entrevistados, o serviço foi ótimo e 19,9% disseram que foi bom.
O levantamento mostrou que 34 dos 73 postos Poupatempo tiveram 100% de aprovação: Americana, Andradina, Araçatuba, Araras, Barretos, Bauru, Caieiras, Campinas Shopping, Carapicuíba, Catanduva, Cidade Ademar, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Itaquaquecetuba, Itu, Jundiaí, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Ourinho, Penápolis, Ribeirão Preto, Santo Amaro, Santos, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Suzano, Tatuí e Tupã. Outras 20 unidades alcançaram 99% de ótimo e bom na pesquisa contratada pela Prodesp, empresa que faz a gestão do Programa Poupatempo.
O elemento humano, segundo a pesquisa, foi melhor avaliado que a estrutura física, mas o índice de satisfação em todas as categorias pesquisadas reflete elevados níveis de excelência.
Com a missão de atender a todos os cidadãos com eficiência e cortesia, o Poupatempo realiza pesquisas anuais para saber a opinião dos usuários. A Prodesp, estatal de tecnologia da informação, utiliza os resultados das pesquisas para aperfeiçoar o atendimento através de capacitação, treinamento, melhoria de processos e investimento em novas tecnologias. A empresa tem por missão “contribuir para a eficiência do setor público e para a simplificação da vida do cidadão por meio de soluções tecnológicas inovadoras”.
Entre as novidades tecnológicas recentes na prestação de serviços públicos pelo Poupatempo estão o sistema de informações e agendamento via internet ou aplicativo, o atendente virtual Poupinha - disponível no portal do Poupatempo - e os totens de autoatendimento instalados dentro e fora dos postos. Os equipamentos de autoatendimento funcionam como caixas eletrônicos, onde o próprio cidadão solicita e finaliza diversos serviços - ele pode solicitar segundas vias de RG ou CNH, imprimir o Atestado de Antecedentes Criminais, obter prontuários de veículos ou da CNH entre outros, além de fazer o agendamento de horário para ser atendido em qualquer unidade do Poupatempo.
Para os responsáveis pela pesquisa, as respostas mostram que o sistema de agendamento pela internet, aplicativo e atendente virtual melhorou muito o atendimento do Poupatempo nos últimos três anos, tendo como resultados o controle da demanda diária, mais conforto aos cidadãos, otimização de recursos e sensação de agilidade e dinamismo na prestação de serviços públicos. A pesquisa divulgada no ano passado apontou satisfação de 98,3%. As pesquisas anteriores apontaram 99% de ótimo e bom em 2017 e 97% em 2016.
Como agendar
Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br;
Poupinha: assistente virtual disponível no canto inferior direito da tela do portal do Poupatempo;
Aplicativo no celular: SP Serviços.
Totens de autoatendimento: Permitem realizar e solicitar serviços sem passar pelo atendimento presencial. Entre as opções estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Certidão de CNH, pesquisa de débitos e restrições de veículos, segundas vias de RG ou CNH e agendamento de horário, entre outros. Os totens estão em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM (endereços em www.poupatempo.sp.gov.br).
Atendimento eletrônico: Agendamento e informações sobre serviços agendados, 24 horas por dia, 7 dias por semana. De telefone fixo: (11) 4135-9700 - Capital e Grande São Paulo
0300 847 1998 - demais municípios do estado de SP
De celular: (11) 4135-9700 - todos os municípios do estado de SP
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, sob a coordenação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Iniciado em 1997, tem 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.
Desde a implantação do primeiro posto, o Poupatempo Sé, o Programa Poupatempo já prestou mais de 600 milhões de atendimentos. Em 2018, o Poupatempo foi eleito pelo quarto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.
Outras Notícias
02/08/2021 - Em ação inédita, Prodesp incorpora a Imprensa Oficial do Estado
21/07/2021 - Governo de São Paulo libera recursos para o Bolsa do Povo
19/07/2021 - Governo de SP abre licitação de tornozeleiras eletrônicas para rastrear agressores de mulheres
14/07/2021 - Governo de São Paulo celebra prêmio Partner of the Year 2021
19/06/2019 - Prodesp apresenta programa SP Sem Papel para as Secretarias do Governo de São Paulo
18/06/2019 - Governo de São Paulo lança aplicativo Hora Marcada
18/06/2019 - Seminário Ouvidoria e Qualidade debate tecnologias de atendimento
30/04/2019 - Poupatempo é o melhor serviço público de São Paulo
28/03/2019 - Poupatempo alcança 98,8% de ótimo e bom em pesquisa com usuários
28/03/2019 - Prodesp alerta população para fraude
14/03/2019 - Intragov V gera economia de quase R$ 400 mi ao Governo
11/02/2019 - Créditos da NFP são resgatados mensalmente pelo celular
14/01/2019 - Nova Diretoria Executiva da Prodesp
09/01/2019 - Célio Bozola deixa a Prodesp e faz balanço de sua gestão
08/01/2019 - Poupinha testa novas tecnologias
28/12/2018 - Chave para o sucesso e futuro das organizações
26/12/2018 - Os magos da Era da Informação
21/12/2018 - Nuvem Prodesp torna-se multicloud
05/11/2018 - Prodesp é Destaque do Ano do Informática Hoje 2018
01/11/2018 - Bem-vindo à era dos assistentes virtuais
22/06/2018 - Muito além das criptomoedas
14/06/2018 - De olho no futuro
16/05/2018 - Shoppings e mercados podem ter totem do Poupatempo
03/05/2018 - Poupatempo é tetra!
16/05/2018 - Shoppings e mercados podem ter totem do Poupatempo
03/05/2018 - Poupatempo é tetra!
20/04/2018 - Certidão de CNH já pode ser validada pelo celular
19/04/2018 - Faça a indicação de condutor pelo celular com o SP Serviços
16/04/2018 - S4SP já registra mais de 14 milhões de atendimentos
11/04/2018 - Poupatempo quer levar totens para novos locais
12/01/2018 - Agilidade na emissão do documento do seu carro
08/01/2018 - Poupatempo em shoppings, supermercados e no Metrô
26/12/2017 - Teleaudiencias Criminais serão modernizadas
11/12/2017 - Simplificação na concessão de licenças dos Bombeiros
04/12/2017 - VoIP vai reduzir gastos do Governo com telefonia
27/11/2017 - Big data de segurança pública
17/11/2017 - Garantia da qualidade de rebanhos e plantações
08/11/2017 - SP Serviços ultrapassa os 10 milhões de downloads
31/10/2017 - Um novo salto de qualidade
30/10/2017 - SP Serviços tem novo aplicativo do Metrô
20/10/2017 - Mais facilidade para o licenciamento de empresas
18/10/2017 - Prodesp é Destaque do Ano do Informática Hoje
11/10/2017 - Informações para prevenção e combate a epidemias
06/10/2017 - Gestão hospitalar mais ágil e eficiente
28/09/2017 - Entre as maiores da América Latina
15/09/2017 - Nuvem digital sob medida para o Governo de São Paulo
05/09/2017 - Prodesp é finalista do DCD Awards Latin America
23/08/2017 - Prodesp realizará Leilão de Veículos e outros itens
A EMPRESA
Certificações
Estrutura
Governança Corporativa
História
Localização
Missão, Visão e Valores
Prêmios
Responsabilidade Social
Trabalhe Conosco
SERVIÇOS
Operações de TI
Sistemas Aplicativos
Serviços Profissionais
Serviços ao Cidadão
FORNECEDORES
Apresentação Pública
Ata de Registro de Preços
Atestado de Capacidade Técnica
Audiência Pública
Cadastro
Chamamento Público
Compras e Contratos
Consulta Pública
Editais de Licitação
Médicos Detran
CLIENTES
Acompanhamento de SLA
Acordos de Software
Informativo Tecnológico
IMPRENSA
Newsletter
Notícias
Sala de Imprensa
GOVERNO ELETRÔNICO
Serviços Eletrônicos