Um novo salto de qualidade
31/Outubro/2017
Há exatos 20 Anos, o Poupatempo mudou da água para o vinho o conceito que a população tinha dos serviços públicos, ao oferecer agilidade, cortesia e qualidade. Agora, está em andamento um novo salto de qualidade no relacionamento e atendimento ao cidadão.
É o Poupatempo 2ª Geração, que busca uma maior oferta de serviços eletrônicos, canais físicos de atendimento simplificados e redução estrutural de custos.
O projeto compõe-se de várias iniciativas, como totens de autosserviço, já instalados em 18 postos do Poupatempo e pelo meio dos quais é possível agendar atendimento, emitir Atestado de Antecedentes Criminais, pagar taxas e solicitar documentos, com seu envio pelos Correios. A intenção é levar esses totens para locais de grande circulação de pessoas.
O Balcão Único, já utilizado em todos os postos, permite que um mesmo atendente, com o uso de uma interface inteligente realize diferentes serviços, oferecendo maior conforto ao cidadão. Já a Coleta Biométrica Unificada possibilita o reuso de impressões digitais, compartilhadamente, para emissão de RGs e Carteiras de Habilitação.
O novo portal Internet com foco na prestação de serviços, recebeu uma importante inovação em 2016: o Poupinha, um assistente virtual, que interage com o cidadão em linguagem natural, dando informações sobre serviços e auxiliando a agendar atendimento. Presente também no Facebook do Poupatempo, o Poupinha realiza cerca de 12 mil atendimentos e já trocou mais de 41 milhões de mensagens com o cidadão em nove meses de operação.
Outra iniciativa do Poupatempo 2ª Geração são os aplicativos para dispositivos móveis. Três deles já estão disponíveis no SP Serviços, a loja de aplicativos do Governo do Estado de São Paulo: o Guia de Serviços Públicos, o de Achados e Perdidos nos postos do Poupatempo e o de Agendamento de Serviços.
Além da otimização dos sistemas de retaguarda, para tornar mais ágil o atendimento, o Poupatempo 2ª Geração prevê sistemas de relacionamento que irão atribuir uma identificação única a cada cidadão, permitindo que ele seja reconhecido toda vez que interagir com o Poupatempo. Desse modo, será possível, ofertar serviços personalizados de forma proativa, de acordo com o seu histórico de relacionamento e os eventos da vida.
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