Poupatempo é o melhor serviço público de São Paulo
30/abril/2019
O Poupatempo, programa gerenciado pela Prodesp, foi eleito pelo Instituto Datafolha o "Melhor Serviço Público de SP" pelo quinto ano consecutivo.
A pesquisa com 1.013 entrevistados das classes A e B em todas as regiões de São Paulo foi publicada na revista “O Melhor de São Paulo – Serviços”, da Folha de S. Paulo, na edição deste domingo, 28.
A revista destaca a qualidade do atendimento aos cidadãos e lembra que o programa criado em 1997, conta hoje com 72 postos fixos em todo o Estado, além de uma unidade móvel que percorre as áreas mais distantes da Grande São Paulo. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
A reportagem cita o Poupinha, assistente virtual criado em 2016 que já trocou mais de 200 milhões de mensagens e realizou mais de 9 milhões de agendamentos. E relata que, enquanto avança nos meios digitais, o Poupatempo mantém serviços como o 'Escreve Cartas', com voluntários que ajudam pessoas com dificuldades com a língua portuguesa a preencher formulários, preparar currículos "ou simplesmente escrever cartas".
Veja a íntegra da matéria na Folha de S. Paulo.
Desde 2015, quando o Datafolha iniciou a pesquisa espontânea sobre as marcas mais respeitadas no setor de serviços da cidade de São Paulo, o Poupatempo aparece como o melhor na categoria “serviços públicos”. Na opinião do superintendente da Prodesp, Ernesto Mascellani Neto, o prêmio é resultado especialmente do esforço dos funcionários do Poupatempo, que são treinados para atender com eficiência e cortesia a todos os cidadãos, sem distinção. “O Programa Poupatempo também investe em novas tecnologias para agilizar o atendimento”, destaca o superintendente.
Entre as inovações recentes estão o sistema de atendimento agendado em todas as unidades, a coleta eletrônica de imagens e impressões digitais, os totens de autoatendimento, aplicativos para celulares e o atendente virtual Poupinha, todas com o objetivo de aproximar o estado do cidadão e facilitar a emissão de documentos.
O Metrô de São Paulo, considerado o 'Melhor Transporte Público', aparece em empate técnico com o Poupatempo na área de serviços públicos. O Poupatempo melhorou o resultado na pesquisa deste ano, sendo citado por 11% dos entrevistados, contra 10% no ano passado.
Desde a sua fundação, em 1997, o Poupatempo prestou mais de 573 milhões de serviços; o número é mais do que o dobro da população total do Brasil e 12 vezes a do estado de São Paulo. Em 22 anos de existência, emitiu 59,2 milhões de RGs, 29,7 milhões de CNHs e 14 milhões de Carteiras de Trabalho, entre inúmeros outros documentos.
Em outra pesquisa de avaliação externa divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de ótimo ou bom. A pesquisa anual de satisfação dos usuários, que serve para garantir a qualidade dos atendimentos e buscar melhorias no serviço, foi feita pela empresa P2A Gestão em Informação.
Atendimento com hora marcada
Para garantir conforto e eficiência nos atendimentos, o Poupatempo atende com hora marcada.
Estão disponíveis os seguintes canais de atendimento para agendamento, consulta de informações e endereços:
• Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br; • Poupinha: assistente virtual disponível no canto inferior direito da tela do portal do Poupatempo; • Aplicativo no celular: SP Serviços; • Totens de autoatendimento: Permitem realizar e solicitar serviços sem passar pelo atendimento presencial. Entre as opções estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Certidão de CNH, pesquisa de débitos e restrições de veículos, segundas vias de RG ou CNH e agendamento de horário, entre outros. Os totens estão em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM (endereços em : www.poupatempo.sp.gov.br); • Atendimento eletrônico: Agendamento e informações sobre serviços agendados, 24 horas por dia, 7 dias por semana. De telefone fixo: (11) 4135-9700 - Capital e Grande São Paulo; 0300 847 1998 - demais municípios do estado de SP; De celular: (11) 4135-9700 - todos os municípios do estado de SP.
Outras Notícias
02/08/2021 - Em ação inédita, Prodesp incorpora a Imprensa Oficial do Estado
21/07/2021 - Governo de São Paulo libera recursos para o Bolsa do Povo
19/07/2021 - Governo de SP abre licitação de tornozeleiras eletrônicas para rastrear agressores de mulheres
14/07/2021 - Governo de São Paulo celebra prêmio Partner of the Year 2021
19/06/2019 - Prodesp apresenta programa SP Sem Papel para as Secretarias do Governo de São Paulo
18/06/2019 - Governo de São Paulo lança aplicativo Hora Marcada
18/06/2019 - Seminário Ouvidoria e Qualidade debate tecnologias de atendimento
30/04/2019 - Poupatempo é o melhor serviço público de São Paulo
28/03/2019 - Poupatempo alcança 98,8% de ótimo e bom em pesquisa com usuários
28/03/2019 - Prodesp alerta população para fraude
14/03/2019 - Intragov V gera economia de quase R$ 400 mi ao Governo
11/02/2019 - Créditos da NFP são resgatados mensalmente pelo celular
14/01/2019 - Nova Diretoria Executiva da Prodesp
09/01/2019 - Célio Bozola deixa a Prodesp e faz balanço de sua gestão
08/01/2019 - Poupinha testa novas tecnologias
28/12/2018 - Chave para o sucesso e futuro das organizações
26/12/2018 - Os magos da Era da Informação
21/12/2018 - Nuvem Prodesp torna-se multicloud
05/11/2018 - Prodesp é Destaque do Ano do Informática Hoje 2018
01/11/2018 - Bem-vindo à era dos assistentes virtuais
22/06/2018 - Muito além das criptomoedas
14/06/2018 - De olho no futuro
16/05/2018 - Shoppings e mercados podem ter totem do Poupatempo
03/05/2018 - Poupatempo é tetra!
16/05/2018 - Shoppings e mercados podem ter totem do Poupatempo
03/05/2018 - Poupatempo é tetra!
20/04/2018 - Certidão de CNH já pode ser validada pelo celular
19/04/2018 - Faça a indicação de condutor pelo celular com o SP Serviços
16/04/2018 - S4SP já registra mais de 14 milhões de atendimentos
11/04/2018 - Poupatempo quer levar totens para novos locais
12/01/2018 - Agilidade na emissão do documento do seu carro
08/01/2018 - Poupatempo em shoppings, supermercados e no Metrô
26/12/2017 - Teleaudiencias Criminais serão modernizadas
11/12/2017 - Simplificação na concessão de licenças dos Bombeiros
04/12/2017 - VoIP vai reduzir gastos do Governo com telefonia
27/11/2017 - Big data de segurança pública
17/11/2017 - Garantia da qualidade de rebanhos e plantações
08/11/2017 - SP Serviços ultrapassa os 10 milhões de downloads
31/10/2017 - Um novo salto de qualidade
30/10/2017 - SP Serviços tem novo aplicativo do Metrô
20/10/2017 - Mais facilidade para o licenciamento de empresas
18/10/2017 - Prodesp é Destaque do Ano do Informática Hoje
11/10/2017 - Informações para prevenção e combate a epidemias
06/10/2017 - Gestão hospitalar mais ágil e eficiente
28/09/2017 - Entre as maiores da América Latina
15/09/2017 - Nuvem digital sob medida para o Governo de São Paulo
05/09/2017 - Prodesp é finalista do DCD Awards Latin America
23/08/2017 - Prodesp realizará Leilão de Veículos e outros itens
A EMPRESA
Certificações
Estrutura
Governança Corporativa
História
Localização
Missão, Visão e Valores
Prêmios
Responsabilidade Social
Trabalhe Conosco
SERVIÇOS
Operações de TI
Sistemas Aplicativos
Serviços Profissionais
Serviços ao Cidadão
FORNECEDORES
Apresentação Pública
Ata de Registro de Preços
Atestado de Capacidade Técnica
Audiência Pública
Cadastro
Chamamento Público
Compras e Contratos
Consulta Pública
Editais de Licitação
Médicos Detran
CLIENTES
Acompanhamento de SLA
Acordos de Software
Informativo Tecnológico
IMPRENSA
Newsletter
Notícias
Sala de Imprensa
GOVERNO ELETRÔNICO
Serviços Eletrônicos